8 Dicas para organizar um roteiro de viagem

viagem

Em qualquer época do ano, sabemos que viajar é muito gostoso. Planejar, organizar e escolher o destino de viagem é um momento especial. E para garantir que tudo saia como o esperado, é muito importante criar um roteiro de viagem.

Com ele, você saberá onde ir, quantos dias ficar, os gastos esperados e imprevistos que possam ocorrer no caminho. É um manual de como curtir a viagem sem se preocupar com os percalços que possam aparecer.

Saiba mais sobre o assunto a seguir: boa leitura!

Roteiro de viagem: para que serve

Ele serve como um guia para nortear toda a viagem, mostrando os lugares a serem visitados, as informações de hospedagem, os restaurantes e outros dados importantes sobre os passeios.

Mas, o roteiro de viagem não precisa ser seguido como se fosse algo inflexível, mas sim um guia, uma base para que as pessoas desejam aproveitar durante as viagens.

Roteiro de viagem: crie o seu

E para fazer um roteiro de viagem não é preciso ser algo complicado, basta deixar a criatividade rolar e criar o roteiro de acordo com a sua necessidade:

Dica 1: defina um destino e quantos dias pretende ficar

Parece ser uma dica clichê, mas esse é o ponto de partida para a sua viagem sair do papel. Selecione três possíveis destinos que você e a sua família gostariam de conhecer:

  • Praias, natureza e cachoeira: vibe verão;
  • Clima aconchegante, frio e comidinhas de inverno;
  • Viagem histórica: conhecer centros e monumentos históricos, sejam nacionais ou internacionais;
  • Destino moderno: compras, cinema, pontos turísticos atuais, etc;
  • Destino temático: Disney, Beto Carrero, parques aquáticos, etc.

Ao definir o seu destino e preferências pessoais de viagem, todo o resto será decidido de forma mais fácil.

Por fim, determine a quantidade de dias de viagem, sejam 5, 10, 15 dias ou mais.

Dica 2: orçamento financeiro

Não há problema algum em sonhar com grandes viagens, desde que seja definido o orçamento financeiro para tal. E como calcular isso?

  • Considere o número de pessoas que vai viajar;
  • Quantos dias vão ficar;
  • O preço dos principais hotéis e pousadas da região;
  • Gastos com alimentação (ver se o hotel ou pousada fornecer o café da manhã, almoço, lanches, jantar e bebidas), inclusive no deslocamento da viagem;
  • Custos com passagens e locomoção;
  • A família vai de carro, ônibus ou avião;
  • Vai ser preciso comprar roupas e itens de viagem?;
  • Custos extras (sejam médicos, problemas com a bagagem, deslocamento, etc).

Dica 3: documentação necessária para viajar

Para as viagens nacionais, é necessário estar portando alguns desses documentos com foto recente:

  • Carteira de Habilitação (CNH);
  • Documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho (CTPS).

Para viagens na América Latina, é necessário apresentar apenas um documento com foto, não é necessário apresentar visto.

Se for viajar para os destinos internacionais (Europa, Japão e Estados Unidos) é necessário contratar um seguro de viagem, além dos documentos oficiais com foto (RG, passaporte, visto). Para quem vai dirigir em solo estrangeiro, é preciso ter uma autorização especial.

As crianças menores de idade precisam viajar acompanhadas dos seus pais ou responsáveis, bem como estar com os documentos pessoais em mãos.

Para garantir que não vai se esquecer de nenhum documento, adicione um checklist dos documentos necessários no roteiro de viagem.

Dica 4: pesquise o clima do seu destino

Antes de viajar, pesquise o clima da cidade, região ou país do seu destino, assim você se prepara para o frio ou o calor e leva roupas extras na bagagem.

Dica 5: compre passagens e reserve a hospedagem antecipadamente

Se for viajar de ônibus ou avião, é necessário comprar as passagens com antecedência, bem como se vai precisar de passaporte ou visto para a viagem. O mesmo vale para a hospedagem: não deixe para reservar de última hora, pois corre-se o risco de não encontrar lugares disponíveis.

  • Analise a avaliação do hotel ou pousada, o que os hóspedes falaram sobre ele antes;
  • Pesquise os preços mais baixos das hospedagens;
  • Prefira viajar em baixa temporada (meses sem datas comemorativas e férias escolares).

Dica 6: reserva de passeios com antecedência

Quando se viaja com crianças, ficar esperando horas na fila para conhecer um passeio tão esperado, não é nada legal. Então, é interessante fazer essa reserva antecipadamente de todos os passeios da viagem e ainda ter desconto na compra.

Dica 7: leve na bagagem apenas o necessário

Prefira levar peças que não amassem e que combinem com mais roupas na mala. Assim, você otimiza a sua bagagem e a organiza de forma funcional.

Dica extra: curta muito a viagem, mesmo se houver imprevistos

Ao criar um roteiro de viagem, a ideia é que não aconteça imprevistos. Mas, é possível que algum imprevisto aconteça, seja um atraso na viagem, calor ou frio excessivo, etc.

O mais importante é viajar e curtir cada momento, mesmo que haja algum imprevisto, afinal, pode acontecer em qualquer lugar. Você ainda vai ter boas histórias para contar!

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e saiba mais sobre viagens!

Compartilhe esse artigo

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional

Valorizamos a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.