Turismo histórico em Fortaleza: conheça a cidade!

theatrojosdealencar

Fortaleza é o destino ideal para aqueles que buscam um local agitado e ao mesmo tempo atraente devido a sua história cultural. Desse modo, ao visitá-la, o turista poderá fazer vários tipos de programas históricos culturais, além de conhecer praias e museus.

Porque viajar para Fortaleza?

Conhecida como a capital da risada e da terra do sol, esta cidade é a opção perfeita para quem ama a praia e admira a arquitetura antiga. Logo, a vida noturna de Fortaleza é bem agitada e repleta de atrações voltadas para fazer as pessoas rirem.

Veja, em seguida, uma lista com os principais tipos de entretenimento para a sua viagem:

  • Teatros;
  • Parques aquáticos;
  • Museus;
  • Centros turísticos.

A culinária é incrível, farta e muito bem elogiada pelos turistas. Dessa forma, o artesanato é outro ponto de destaque devido as garrafas de areia colorida, a xilografia e a arte em palha. Assim, a urbe de Fortaleza tem uma grande carga cultural graças às suas raízes históricas.

O contato com a natureza e os animais é um fator que atrai inúmeros indivíduos para visitar este município todos os anos. Uma vez que ele possui sete unidades de conservação ambiental, onde é possível apreciar a beleza da natureza formada por rios, falésias e dunas.

Confira a seguir os principais pontos turísticos para conhecer e se encantar ainda mais por essa cidade. E entenda por que ela é muito querida pelos turistas e pelo povo do nordeste.

1. Theatro José de Alencar

Símbolo da arte e da cultura cearense, o edifício possui um estilo neoclássico com um belo jardim, vitrais coloridos e pinturas no teto. Assim, esta é uma das construções mais antigas da cidade de Fortaleza que ajuda a promover diversos tipos de eventos, shows e oficinas.

Praça José de Alencar

Batizado em 1929, o local é um ponto importante da história do estado do Ceará. Desse modo, hoje em dia, ele é bastante frequentado por turistas e artistas populares. Além disso, foram gravadas nele cenas de romances como “O Guarani”, “Iracema” e o “O Gaúcho”.

2. Mercado central da cidade de Fortaleza

Inaugurado no ano 1809, este centro comercial surgiu com o objetivo de facilitar a venda de frutas, verduras e carnes. Atualmente, ele conta com mais 550 lojas distribuídas em quatro andares, além de ser considerado como o maior mercado do Nordeste para a aquisição de:

  • Esculturas de artesanato;
  • Cachaças variadas;
  • Artigos em couro, sapatos e redes;
  • Castanhas, toalhas de renda e bordados.

O estabelecimento possui inúmeros produtos com preços super acessíveis. Além disso, ele fica próximo de bares e restaurantes e também de outros pontos turísticos importantes de Fortaleza. Como o Museu do Ceará, a Catedral Metropolitana e a Praça José de Alencar.

Mercado dos peixes

Este local é considerado por muitos como o melhor mercado da capital para quem deseja apreciar uma cerveja gelada com frutos do mar. Assim, ele fica ao lado da Praia do Mucuripe e tem um horário maior de movimento a noite com direito a música alta e forró.

3. Centro de turismo do Ceará

Antigamente, o espaço funcionava como uma cadeia pública da cidade de Fortaleza. Porém, nos dias atuais, ele abriga diversas lojas de artesanato e comércio popular. Logo, o fluxo de movimento é menor do que o Mercado Central, já que oferece os mesmos itens.

Feira de artesanato

Localizada no calçadão da Praia Meirelles, esta feira ao ar livre, possui quase três décadas de existência e propicia a venda dos produtos artesanais. Dessa forma, ela é boa opção para quem deseja levar diversas lembrancinhas para sua casa por um valor bem acessível.

4. Avenida Beira Mar

Uma das vias mais famosas de Fortaleza, visto que concentra a maior oferta de hotéis e pousadas da cidade. Desse modo, ela se consagra como um dos pontos turísticos mais solicitados pelos turistas que visitam a capital. Já que possibilita realizar várias atividades. 

Esportes aquáticos

A avenida Beira Mar está situada próximo a praia de Iracema que atrai muitos entusiastas de esportes como surf, stand-up paddle e bodyboard. Além disso, ela possui quiosques que realizam o aluguel de pranchas para quem deseja se aventurar e pegar as melhores ondas.

O pôr do sol

Este espetáculo da natureza reúne uma grande quantidade de admiradores a partir das 17h da tarde. Por isso, não deixe de conferir pelo menos um pôr do sol nesta cidade fantástica.

Passeio de barco

Excelente opção para curtir a dois ou com a família. Desse modo, o passeio é seguro e muito solicitado tanto pelos turistas quanto pelos moradores da cidade. Logo, ele pode ser

adquirido em vários pontos de vendas. Porém, é indicado agendar com muita antecedência.

5. Catedral metropolitana de Fortaleza

Próxima ao Mercado Central, esta igreja possui um estilo gótico romano e demorou cerca de 40 anos para ser finalizada. Dessa forma, ela é um dos pontos principais do centro da cidade. Uma vez que tem uma grande capacidade máxima de comportar até 5 mil pessoas.

Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção

Construído no ano de 1649 durante o período da segunda invasão holandesa, este edifício foi nomeado na época de Forte de Schoonenborch. Contudo, nos dias atuais, ele abriga a sede da 10º Região Militar do Exército e é aberto ao público somente com visitas guiadas.

6. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Situado na praia de Iracema, este monumento é tido como um dos principais centros culturais do estado do Ceará e também do Brasil. Uma vez que conta com bibliotecas, planetários, salas de cinemas, auditórios, áreas verdes e o Museu de Arte Contemporânea.

Museu do Ceará

O visitante poderá encontrar um enorme acervo com peças famosas e relíquias raras como a bengala e a batina do Padre Cícero. Além disso, há também uma exposição dividida em oito temas que mostram as fases que o estado viveu como o abolicionismo e a escravidão.

7. Praia do Futuro

Um dos principais pontos turísticos de Fortaleza, é apontado por muitos como um verdadeiro oásis na cidade. Desse modo, ele conta com uma estrutura para banho bem eficiente e possui diversas opções de barracas que oferecem a típica comida nordestina.

Você pode também arriscar o seu lado aventureiro em um passeio de buggy em fortaleza. Além de aproveitar a vista, você terá uma nova experiência na região. Ou até mesmo usar o translado para Jericoacoara para conhecer outras praias.

O espigão de Iracema

Excelente local para quem deseja apreciar o fim da tarde e admirar o pôr do sol. Uma vez que é ideal para tirar fotos, fazer caminhadas descontraídas e passeios a dois ao ar livre.

As estátuas de Iracema

Para fechar a lista, não deixe de conferir de perto a beleza desses monumentos espalhados pela urbe. Dessa forma, deve-se frisar que a heroína da obra de José de Alencar se tornou um dos símbolos principais de Fortaleza. Já que tem mais 14 estátuas em sua homenagem.

Compartilhe esse artigo

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional

Valorizamos a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.