Turismo no Ceará: o que fazer

Praia-Meireles-Fortaleza-Ceara-por-Eduardo-de-Araujo-Marques

O Ceará abriga belezas naturais incríveis e por isso acabou ganhando a fama de paraíso brasileiro, marcado por sol e praia o ano todo. Mas, o lugar é vasto e possui inúmeras atrações para os turistas aproveitarem.

Se a sua ideia é viajar para o Ceará nas próximas férias, esse artigo é para você! Confira as seguir quais são as principais atrações do Estado. Boa leitura!

Onde fica e quando visitar o Ceará?

O Ceará é um dos Estados do Brasil, localizado na região Nordeste do país. Cercado por natureza, praias e dunas, o lugar é o mais frequentado por turistas e visitantes que se encantam rapidamente com as belezas naturais do lugar.

A melhor época para conhecer o Ceará é entre julho e dezembro, período em que as chuvas já cessaram e é possível aproveitar o sol, as praias e atrações históricas da região.

Principais praias do Ceará

As praias são a parte mais famosa do Ceará, onde todos desejam conhecer. E não é para menos, afinal, elas são belíssimas. Conheça algumas delas a seguir:

Praia do Futuro

É uma das praias mais movimentadas de Ceará, além de ser a que possui maior infraestrutura do que as outras praias, tal como bares e restaurantes. A Praia do Futuro é um daqueles lugares que não queremos ir embora!

Meireles

Trata-se de um longo calçadão bastante movimentado na orla da praia, lugar perfeito para pedalar, caminhar e curtir os barzinhos e feirinhas à noite. 

Praia da Taíba

A 76 km de Fortaleza, a Praia da Taíba é uma das mais frequentadas por turistas, localizada no município de São Gonçalo do Amarante. Com 10 km de extensão, possui longa faixa de areia, recifes de arenitos, dunas e falésias. 

Quixadá

Localizada a 170 km de Fortaleza, Quixadá é uma cidade com inúmeras atrações que encanta turistas o ano todo. Entre elas, o ecoturismo, esportes de aventura, cultura e muita história para apreciar.

Para os mais aventureiros, a cidade também oferece esportes radicais, como voo livre, montanhismo e rapel: você também gosta de aventuras assim?

Icapuí

O último município do litoral leste do Estado, quase chegando ao Rio Grande do Norte está Icapuí. Berço de quatro belíssimas praias, sendo uma delas a de Ponta Grossa, Redonda, Tremembé e Peroba.

Outra atração que também atrai os turistas é o passeio de barco para conhecer as falésias multicoloridas, que são como paredões de pedra à beira do mar que atingem cerca de 50 metros de altura.

Para quem gosta de adrenalina sob quatro rodas, temos um passeio de buggy especial, bem como a gastronomia inigualável da região.

Não só de praias vive o Ceará

Sim, essa é uma verdade! Afinal, nem todos gostam de praias, sol e mar, mas preferem uma vibe mais tranquila em meio à natureza ou conhecer pontos turísticos religiosos, por exemplo.

Se você é uma dessas pessoas, confira a seguir algumas dicas de passeios no Ceará, com uma dica extra de litoral tranquilo e sossegado (para quem busca relaxar de verdade nas férias):

Juazeiro do Norte

A cidade de Juazeiro do Norte é conhecida pelo seu teor religioso, marcado pela história de Padre Cícero. Localizada ao sul do Ceará em Cariri, a cidade abriga diversas atrações para os turistas conhecerem, tais como, centros de artesanato, cordel, cultura e igrejas da época.

Imagem de Juazeiro do Norte - Padrin Cícero

Além disso, há um local chamado Geopark Araripe, uma região que abrange seis municípios de natureza preservada. Nesse parque, é possível curtir atividades ao ar livre, tais como caminhar, andar de bicicleta pelas trilhas e aproveitar o lugar com a família.

Para os devotos, há uma parada obrigatória na região: um roteiro que conta com a visita à Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bem como o Santuário de São Francisco e o Santuário Sagrado Coração de Jesus, finalizando com a visita à estátua de Padre Cícero.

Icaraizinho de Amontada

Trata-se de um destino para quem busca sossego e tranquilidade durante as férias ou dias de folga. Icaraizinho de Amontada fica a cerca de 200 km de Fortaleza, um lugar com cerca de 5.000 habitantes.

Além de ser uma praia e litoral belíssimo, atrai turistas do Brasil e do mundo em busca de sossego, mas também da prática de esportes náuticos, kitesurf e muito mais.

Passeios de Catamarã em Mundaú

O Catamarã é um tipo de embarcação bastante famosa nas regiões litorâneas do Nordeste.

Esses passeios tornaram-se cada vez mais comuns pela região, levando os turistas a conhecerem as belezas das praias, dunas, falésias e mirantes incríveis, como em Mundaú, próximo do município de Trairi, a 135 km de Fortaleza. Viu só como existem inúmeras atrações para se conhecer no Ceará? Agora você já sabe onde serão as suas próximas férias! Continue acompanhando o nosso blog para conferir dicas de turismo e passeios pelo Brasil.

Compartilhe esse artigo

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional

Valorizamos a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.