Você sabe quanto precisa economizar para fazer uma viagem tranquila?

cofrinho

Dizem que o melhor investimento financeiro na vida é poder viajar e conhecer outras regiões e até países. Viajar é, de fato, incrível e simplesmente libertador, emocionante. Colocar a mochila nas costas e se aventurar por aí.

Contudo, planejar uma viagem exige muita organização e planejamento orçamentário em dia. Afinal, são muitos gastos e nada pode dar errado, ok? E a melhor maneira de tudo dar certo é guardando uma boa grana!

Neste artigo, vamos te dar dicas bem simples de como se programar para juntar dinheiro e realizar o seu sonho de curtir aquela viagem que você tanto quer fazer – seja aqui no Brasil ou para o exterior.

Agora: você sabe quanto precisa economizar para fazer uma viagem tranquila? Continue a leitura para saber mais.

Tenha controle das suas dívidas/contas

Antes de mais nada: é fundamental colocar em ordem a sua vida financeira, como as contas do mês e dívidas do cartão de crédito. Se possível, antecipe pagamentos e defina a melhor data para quitá-las.

Uma boa dica é criar o hábito de anotar os principais gastos, como:

  • Conta de luz e água;
  • Internet e celular;
  • Fatura do cartão (ou cartões).

Claro que pode ser que existam outras, contudo, para facilitar, é importante focar nas dívidas que estão ali no seu dia a dia e não podem ser deixadas de lado.

Outra forma de manter o controle é identificar como você está gastando o seu dinheiro, defina prioridades e monitore para não gastar o seu dinheiro com coisas que são supérfluas e podem ser conquistadas em outro momento da sua vida. Fique atento!

Procure economizar dinheiro para a sua viagem

Imagem de homem com mochila andando por estrada de terra.

Sabe aquela pizza no final de semana? Talvez esteja na hora de rever o consumo de alimentos não tão saudáveis e que geram custos descontrolados para o seu bolso. Claro que não é para deixar de comer o que você gosta, e sim ponderar o que vale a pena.

Sendo assim, em vez de comidas “gordurosas” e caras, procure alimentos caseiros e mais acessíveis financeiramente.

Compras no cartão devem ser feitas com cuidado e bom senso, os juros, muitas vezes, são altos e comprometem todo o seu planejamento financeiro mensal. Compras por impulso? Nem pensar!

Em suma, evite gastos supérfluos e tenha em mente que a sua viagem é o seu maior sonho e prioridade. O seu objetivo final, que é poder curtir férias em outro lugar, só terá êxito com muito esforço na hora de equilibrar as contas e economia.

Economizar uma boa grana não é tarefa simples, mas com disciplina é possível. Continue a leitura para entender outras maneiras de conseguir ir viajar com tranquilidade e sem passar apertos financeiros.

Comece a poupar um valor determinado por mês

Economizar e poupar são medidas similares, mas nem tanto. Uma depende da outra para o sucesso do seu objetivo. Poupar dinheiro é a melhor forma de estar preparado para eventuais contratempos, como uma urgência médica.

Tente colocar um valor todo mês na sua poupança, mesmo que seja pouco, assim a sua viagem estará cada vez mais próxima. Para saber como separar uma boa quantia por mês, procure um especialista do seu banco, ele irá te ajudar.

Procure ter uma renda extra

Se você está juntando dinheiro para viajar, ter uma renda extra vai te ajudar a conseguir o seu objetivo de maneira mais rápida. Para isso, trabalhos freelancers são uma opção. Use suas habilidades e ofereça os seus serviços às pessoas.

Se você sabe mexer com programas de edição de imagens e vídeos, faça trabalhos para pequenos negócios, gerencie as redes sociais de uma marca/empresa da sua região. Hoje, quem domina essas ferramentas consegue muitas oportunidades no mercado.

Compre sua passagem com antecedência

Pesquise pacotes de viagens com bons descontos ou em promoções. Hoje, há muitas agências de turismo que oferecem bons serviços com preços bem em conta.

Geralmente, os valores das passagens são mais baixos quando comprados com antecedência ou em baixa temporada (fora de datas específicas).

Faça um bom planejamento financeiro de tudo que vai ser gasto na viagem

Antes de pegar a estrada e curtir uma bela de uma viagem, a palavra que precisa estar na ponta da língua é planejamento. Nesta etapa, pesquise preços das passagens e as melhores condições para o seu bolso.

Ao pensar em todo o operacional da viagem, levar em conta todas as despesas já ajuda na hora de ter uma base do quanto será preciso investir. São custos que incluem:

  • Despesa com documentos – passaporte, se for uma viagem internacional;
  • Gastos com bagagem;
  • Custos com alimentação;
  • Reserva de hotel/hostel;
  • Transporte local.

Ir para outro lugar (seja em solo nacional ou estrangeiro) e não comprar nenhuma “lembrancinha”? Já separe um valor para adquirir um presente local. Adicione à lista o que vai ser investido em restaurantes e um tour pela cidade com um profissional guia.

Lembre-se que esse planejamento é fundamental para as suas dívidas – no pós-viagem – não causarem dores de cabeça, como endividamento e dificuldade para quitar as parcelas do cartão, por exemplo. Por isso, o planejamento é essencial.

Tenha foco no seu objetivo

Agora que você já sabe como pode economizar dinheiro para a sua tão sonhada viagem, entenda que o seu objetivo só será conquistado com muito foco e determinação. Não é fácil juntar dinheiro, todavia, é possível traçar estratégias para tal com eficiência.

Crie planilhas, anote tudo no seu caderno, leia sobre o assunto (temos boas dicas de viagem aqui no nosso blog) e mantenha sempre o otimismo no seu grande sonho.

Viajar é, sem dúvidas, um dos melhores investimentos na vida de qualquer pessoa. É uma experiência única conhecer outro lugar, entrar em contato com outra cultura e poder curtir cada momento na companhia de outra pessoa ou até mesmo sozinho (a).

Por fim, aproveite a sua viagem, tire fotos, faça vídeos e mostre para os seus amigos e familiares; compartilhe com todos os momentos incríveis da sua viagem.

Compartilhe esse artigo

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional

Valorizamos a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.