Você está contando os dias para tirar férias e viajar com a família ou os amigos? Já sabe como usar bem as milhas e pontos acumulados nos cartões de crédito e outras compras? Tudo sobre milhas e pontos: como utilizá-las em sua viagem.
Sabemos que viajar é tudo de bom, não é mesmo? E após a criação do acúmulo de milhas e pontos pelas companhias aéreas ficou mais fácil colocar o pé na estrada e economizar muito na passagem.
Neste artigo você vai saber como funcionam as milhas e os pontos acumulados em suas compras: boa leitura!
O que são milhas de viagem?
As milhas foram criadas pelas companhias aéreas para que os passageiros fossem estimulados a viajar cada mais com elas. Nesse sentido, quanto mais a pessoa viaja, mais ela acumula milhas.
Como usar as milhas de viagem
As milhas podem ser trocadas por viagens ou por prêmios também, dependendo das regras da empresa que disponibiliza o acúmulo de milhas.
Preciso pagar algo para começar a participar de um programa de milhas ou pontos?
Não. A adesão do programa de milhas e pontos é gratuita, não é preciso realizar nenhuma compra para ativar o seu cadastro.
No caso dos pontos, a pessoa acumula a pontuação à medida que compra algo, mas ela não é obrigada a adquirir um produto ou serviço para esse fim.
O que são e como funciona o acúmulo de pontos?
Os pontos são vantagens que se acumulam a cada compra no cartão de crédito, seja em supermercados, lojas e comércios, na internet ou em empresas físicas.
Assim, a cada valor em compras o cliente ganha um número x de pontos que poderão ser trocados por prêmios: TV, celular, roupas, perfumes e até mesmo viagens.
É possível também transferir os pontos para as companhias aéreas e assim eles viram milhas de viagem.
Uma dica bacana é concentrar as milhas em apenas um programa, assim, elas se acumulam mais rápido e você pode trocar por viagens, produtos e serviços.
Como saber qual o melhor programa de milhas
Antes de se cadastrar em um programa de milhas ou de pontos, analise com cuidado as regras de cada um, bem como qual é o mínimo de milhas a serem resgatadas. Outros pontos a se consideraram são:
- Validade das milhas;
- Quantidade de milhas para trocar por passagens, produtos e serviços;
- Benefícios oferecidos pelo programa (sala VIP, franquia de bagagem, etc.);
- Você viaja com frequência? Se sim, escolha as companhias aéreas que ofereçam maiores descontos e resgate de milhas para cada viagem;
- Verifique junto ao seu banco como funciona a transferência de milhas se há custos adicionais e se compensa essa transação.
No mais, a cada compra no cartão de crédito observe se as milhas estão sendo contabilizadas corretamente, ou se vão ser creditadas a cada check-in de viagem.
Como aumentar as milhas e os pontos acumulados
E para quem ama viajar e acumular pontos para trocar por produtos e serviços depois, confira as dicas para aumentar as milhas e pontos mais rápido:
Faça compras em sites de parceiros
Para acumular mais milhas e pontos, dê preferência para comprar em sites e lojas parceiras desses programas, seja na internet ou em lugares físicos.
Não se esqueça de conferir a pontuação de cada compra, que pode ser 10, 20, 30 ou mais pontos e milhas acumuladas.
Fique de olho na transferência de pontos
Algo que acontece com frequência são as promoções para transferir os pontos do cartão de crédito, para o programa de milhas de viagem nas companhias aéreas.
Porém, é necessário observar a validade das milhas e se dará tempo de utilizá-las em uma viagem.
Clube de milhas aéreas
Sim, você leu certo! Existem clubes de milhas aéreas onde a pessoa escolhe entre alguns planos ou assinaturas mensais e consegue acumular mais rapidamente as milhas e pontos de compra, adquirindo assim benefícios exclusivos também.
Como consultar a quantidade milhas acumuladas?
Basta fazer o login no site ou aplicativo do programa de milhas e consultar a quantidade acumulada e a data de validade delas, até mesmo os pontos a vencer, caso você tenha.
Posso vender as milhas acumuladas
Quando a pessoa tem muitas milhas acumuladas e não pretende viajar tão cedo, uma boa opção é vendê-las e não perder a data de validade.
A única ressalva aqui é que cada companhia possui as suas próprias regras para a venda de milhas, já que podem existir custos para essa operação e são bem elevados.
Você pode também oferecer as suas milhas em sites especializados, definir o preço e aguardar propostas para a venda das milhas. Quando um comprador aparecer, essa empresa fará a mediação da venda e compra, cobrando uma comissão por isso.
E aí, você tem muitas milhas para utilizar ou está pensando em vendê-las? Aproveite para conferir esses e outros artigos de viagem em nosso blog e ficar por dentro das dicas.