O local conta a história de Fortaleza no final do século XIX
Você está com viagem marcada para Fortaleza, mas ainda não fez o seu roteiro? Calma! A capital cearense tem muitas atrações imperdíveis para agradar a todos os seus visitantes. Claro que a praia é o destino mais pedido, mas a cidade tem muito mais a oferecer.
Cerca de 500 mil turistas visitam Fortaleza todos os anos e muitos deles retornam nos anos seguintes para conhecerem novas atrações. Afinal, há muita coisa para se ver e muita diversão. Segundo a Secretaria Municipal do Turismo, o faturamento com o setor chega a quase R$ 2 bilhões anuais.
Entre as várias atrações turísticas de Fortaleza está o Mercado Cultural dos Pinhões. A estrutura de arquitetura francesa tem tudo que o visitante procura, como restaurante, espaço para eventos culturais e musicais. Esse é um lugar imperdível e vamos apresentá-lo para você.
O que é o Mercado dos Pinhões?
O Mercado dos Pinhões é de grande valor histórico e cultural para Fortaleza e para o Ceará. A sua história começou em 1896 quando foi construído com estrutura de ferro fundido, sendo implantado na área central da capital cearense. Em 1897, o mercado foi inaugurado, porém em 1938, ele foi desmembrado e instalado na Praça Visconde de Pelotas (Pinhões). É por causa da praça que ele é conhecido como Mercado dos Pinhões.
A ornamentação metálica foi fabricada na França, na região de Orleans. Todo o planejamento foi realizado pelo engenheiro arquiteto Lefévre. A arquitetura tinha como objetivo demonstrar que Fortaleza era uma cidade próspera e moderna. Na época de sua fundação, o mercado comercializava carne, especiarias e verduras. Outro papel do mercado era organizar os comerciantes que revendiam os seus produtos nas ruas sem autorização do governo local.
Entre o final do século XIX e início do século XX, Fortaleza buscava ser uma cidade mais planejada e com condições de oferecer qualidade de vida aos seus moradores. Passados os anos, o Mercado do Pinhões tornou-se uma das atrações mais procuradas por quem visita Fortaleza.
Atualmente, o mercado funciona como comércio de artesanato, venda de alimentos e oferece diversos cursos, oficinas, além de apresentações culturais. Os visitantes além de fazerem suas compras, podem assistir aos eventos musicais e dançar forró. O local também promove festa junina e uma extensa programação de carnaval.
Para visitantes e moradores
Não só de turistas vive o Mercado dos Pinhões, os moradores também frequentam o espaço, principalmente nos finais de semana quando há eventos culturais.
Durante o dia, muita gente aproveita para comprar frutas, verduras e hortaliças no mercado. Sim, essa prática ainda existe nos tempos atuais. Para quem prefere orgânicos, o mercado também tem feira de produtos orgânicos.
Mas se você não quer comprar ou nem mesmo conhecer os shows realizados no local, conhecer a arquitetura e a história já vale muito a pena. O espaço faz parte do conjunto arquitetônico de Fortaleza e foi tombado pela prefeitura para garantir a sua preservação.
Vale a pena visitar o mercado
Assim como todas as atrações de Fortaleza, vale a pena dar uma passadinha no Mercado Cultural dos Pinhões, seja de dia para comprar artesanato ou gêneros alimentícios ou à noite para experimentar a culinária local ou dançar ao som da seresta ou do forró.
Mesmo que você não saiba dançar, pode ter certeza de que alguém estará disposto a te ensinar. Afinal, vai ser difícil ficar parado.
Outras atrações imperdíveis
Em Fortaleza, o Mercado dos Pinhões não é a única atração arquitetônica que chama atenção. Há muitas outras, como:
- Theatro José de Alencar: De estilo neoclássico, o teatro encanta os visitantes de Fortaleza. No prédio, há vitrais e pinturas no teto, além de um jardim lindíssimo. No espaço, o visitante pode assistir peças teatrais, apresentações de danças, shows e orquestras. É uma grande experiência.
- Mercado Central: Esse espaço foi inaugurado em 1809 para facilitar o comércio de carnes, verduras, frutas e outros alimentos. Atualmente, o espaço conta com diversos tipos de lojas, como as de artesanato que atraem visitantes em busca de lembranças da cidade. O mercado é muito famoso por vender artigos de couro, redes, cachaças e outros produtos locais.
- Mercado dos Peixes: Fica próximo a praia do Mucuripe e é considerado o melhor de Fortaleza por comercializar os melhores frutos do mar da região. Lá, é possível tomar uma cervejinha e experimentar pratos preparados com peixes e crustáceos.
- Centro de turismo do Ceará: Esse espaço antes já foi uma cadeia pública e tem um grande valor histórico para Fortaleza. Atualmente, os turistas podem visitar o local para comprar artesanatos típicos do Ceará. Os preços são acessíveis e há muita variedade.
Agora que já mostramos um pouco das atrações do Ceará, acrescente à sua lista um desses patrimônio histórico da cidade. O Mercado Cultural do Pinhão é uma das nossas dicas valiosas. Por isso, além das praias, conheça a história e a cultura cearense contadas por construções antigas e históricas.