Arena Castelão: mais que um campo de futebol

Arena-Castelao

Com belas praias, dunas e lugares paradisíacos, Ceará é um dos destinos mais procurados por turistas de vários lugares do Brasil e do mundo. Há muitos lugares para conhecer e atrações imperdíveis. Nesse pedaço de Brasil, o que importa é ser feliz.

As opções são variáveis e atendem a todos os gostos: praias, patrimônio histórico, museus, teatros e, claro, futebol. Este último não poderia ficar de fora. Afinal, o Brasil é o país do futebol.

No estado cearense, a joia do maior esporte brasileiro é a “Arena Castelão” ou Estádio Governador Plácido Castelo. Aberto à visitação, a arena está localizada na Avenida Alberto Craveiro e é uma das mais modernas do Brasil, padrão FIFA.

Quer saber mais sobre esse estádio, continue lendo o nosso artigo.

Visite o Castelão

Se você é fã de futebol e estiver visitando Fortaleza, aproveite para conhecer a Arena Castelão.  Esse é um passeio imperdível para quem ama o esporte mais querido dos brasileiros. Fundado em 1973, o estádio foi totalmente restaurado para servir de palco dos jogos da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo em 2014.  O local tem até uma sala de cinema com capacidade para receber mais de 150 pessoas; centro de compras e espaço cultural.

Para visitar o Castelão e conhecer a história do futebol cearense e brasileiro, é necessário agendar horário, além de pagar entrada no valor de R$ 20. Essa opção é para aqueles visitantes que não querem apenas ficar na praia ou nas dunas cearenses, mas buscam passeios culturais para se aprofundar na história do estado do Ceará.

Vale a pena também assistir a uma partida de futebol no maior estádio cearense, que tem capacidade para mais de 60 mil pessoas. Além dos eventos esportivos, como jogos da Seleção Brasileira, a arena também serviu de palco para a recepção ao Papa João Paulo II em 1980. Ou seja, histórias e fatos importantes é que não faltam.

Outra curiosidade é que em 2016, o Castelão foi utilizado com um dos centros de treinamento para os Olimpíadas de 2016, por ser um dos maiores e de alto nível do país.

História

É em 1968 que começa a história do Castelão, com o início da sua obra durante a gestão do então governador Plácido Aderaldo Castelo, para ser um Estádio Olímpico em Fortaleza no ano de 1968.

O estádio foi inaugurado no dia 11 de novembro de 1973, com o jogo inaugural do Ceará e Fortaleza, que terminou em de 0 x 0. A inauguração contou com um público pagante de 44.742 pessoas.

A festa ficou mais bonita com a presença do craque Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”.

Mas para falar do Castelão, não podemos esquecer que a Seleção Brasileira jogou sete vezes no estádio”.

Em 2010, o estádio passa por uma grande reforma para receber jogos da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A estrutura foi ampliada e modernizada, tornando-se uma das melhores arenas do país.

Quanta história para conhecer na Arena Castelão. Além das que contamos aqui, ainda há muitos outros fatos importantes e curiosidades. Uma delas é que o Brasil venceu em todas as partidas realizadas no Castelão, sendo o último jogo na Copa do Mundo de 2014, quando o placar Brasil 2X1 Iugoslávia.

Entre os jogadores da seleção que jogaram no Castelão estão: Bebeto, Rivaldo, Túlio, Márcio Santos, Elber, Amoroso, Marcos Assunção, Thiago Silva, Jô, David Luiz e o fenômeno, Neymar.

Durante o maior evento de futebol do mundo, a Copa, o Castelão receberam em 2014 seis jogos, sendo: um jogo das oitavas de final, um das quartas de final e dois jogos da Seleção Brasileira.

O Castelão é o quarto maior estádio do Brasil. Ele se destaca também por ser o primeiro estádio da América do Sul conseguir a certificação ambiental Leed, sendo um exemplo para todos os outros.

Esses fatos históricos só demonstram que vale muito a pena visitar o estádio. É um passeio de conhecimento do esporte mais popular e amado do Brasil.

Outros atrativos em Fortaleza

Depois de conhecer o Castelão e a história do futebol brasileiro e cearense, o turista pode aproveitar o dia na praia, conhecer o patrimônio histórico de Fortaleza, experimentar a gastronomia nordestina em dos badalados restaurantes locais.

Uma dica é curtir a noite da capital cearense, que além de restaurantes e bares famosos, os turistas podem aproveitar para conhecer a feirinha beira mar. Lá, são vendidos artesanatos, roupas e acessórios. Muita gente costuma ir à feira comprar ou simplesmente passear.

Para os amantes do teatro, assistir uma peça no Theatro José de Alencar também é uma escolha sensacional. Uma visita ao edifício de estilo neoclássico é também uma opção que atrai todos os tipos de turistas.

Atrações turísticas têm de sobra no Ceará e na capital ninguém fica parado. Pode ter certeza que depois de vir a primeira vez, você vai querer voltar mais vezes.

Compartilhe esse artigo

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional

Valorizamos a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.