Não dá para viajar sem conhecer novas culturas, inclusive quando o assunto é comida. Além disso, não é nenhuma novidade que a culinária local dos pratos nordestinos encantam diferentes tipos de paladares. Mas afinal, quais são os mais comuns de se encontrar durante os passeios pelo Ceará?
Quando o assunto é viagem, todo mundo está disposto a experimentar novos sabores, e, claro, sem surpresas negativas. Então, antes de qualquer viagem, o ideal é conhecer um pouco da comida que te espera, mas não se engane, a culinária cearense é muito variada e tem para todos os gostos.
Para saber mais, acompanhe esse guia das comidas típicas do estado e conheça detalhes sobre os pratos destaque na região, que também são um ótimo motivo para visitar e conhecer mais sobre novos sabores.
O que é comum na comida do Ceará?
Sendo um misto de sabores, os pratos cearenses contam com sabores variados que envolve um pouco da culinária afro, tupi e portuguesa, juntas em um único prato. Nessa mistura o cardápio do estado conta com uma variedade de temperos, caldos e sopas a base de peixes.
Além de várias comidas feitas com mandioca e cada região tem sua própria receita especial. O principal destaque dos pratos típicos está nas variedades de frutos do mar, carne de sol, aromas e temperos nordestinos únicos.
A cultura do estado não dispensa suas tradições e cada prato conta uma história através do sabor, que se destaca tanto no doce como no salgado. Quem visita essa região precisa experimentar:
- Moqueca;
- Baião de dois;
- Mandioca;
- Cuscuz;
- Paçoca;
- E outras refeições únicas que são feitas com frutos do mar.
Contudo, a comida não para por aí, veja a seguir um pouco da diversidade de sabores que vão ser encontrados em seus passeios neste pedacinho do Nordeste.
1 – Baião de dois
Esse prato já tem conquistado outras regiões brasileiras, sendo a típica mistura de arroz e feijão-fradinho com carne-seca, linguiça, bacon. Entretanto, no Nordeste o sabor é diferente, com tudo temperado com alho, cebola, coentro e pimenta e o queijo coalho ralado para finalizar.
É uma comida muito popular no Ceará, geralmente acompanhada por uma porção de farofa. Para quem ainda não experimentou, sem dúvidas esse é o primeiro da lista de refeições nos passeios pelos ares cearenses.
2 – Carne de sol
A carne de sol é outro destaque da cozinha nordestina, feita com carne de vaca salgada e seca ao sol, essa é uma técnica de conservação da região para preservar a carne durante o período de seca. Pode servida com mandioca, arroz e feijão, mas também pode acompanhar salada ou legumes cozidos, inclusive fica ótima com o baião de dois.
3 – Peixada cearense
A peixada que tem como base um peixe cozido com tomate, cebola, pimentão, coentro e leite de coco, tudo misturado em um caldo bem temperado é uma iguaria do Ceará. É uma comida muito saborosa e nutritiva, costuma ser acompanhada por arroz branco e farofa.
4 – Panelada
A panelada é um prato feito com bucho de boi cozido com pimentões, tomates e temperos, servido com arroz. É bem tradicional do estado, muito apreciado pelos cearenses e pelos turistas que visitam. Está é uma refeição bem temperada com pimentas e outras especiarias fortes, ótimo para quem quer experimentar algo diferente.
5 – Cuscuz
O cuscuz pode ser feito de várias formas, mas no Ceará é servido com leite ou com carne de sol, queijo coalho, manteiga e café. É uma comida rápida e prática, e pode ser consumida no café da manhã, no lanche ou como acompanhamento de outras refeições, super saboroso.
6 – Vatapá
O vatapá é um prato feito com peixe, camarão ou frango cozido com leite de coco, amendoim, pão e temperos. É uma comida típica da culinária baiana, mas também é muito popular no Ceará e em outros estados do nordeste. Por isso, pode ser encontrada em muitos restaurantes durante os passeios turísticos.
7 – Paçoca de carne seca
A paçoca é comum em todo o Brasil, mas com carne seca é encontrada somente nas cozinhas cearenses. Este é um prato feito com carne seca moída, farinha de mandioca, cebola, alho e pimenta. Sendo bem simples, mas muito saboroso, e ainda é um ótimo acompanhamento para outras refeições ou até mesmo aperitivo.
8 – Mandioca cozida
Mandioca cozida é tradição neste estado e apesar de ser um alimento bem conhecido, ela deve ser experimentada nos passeios. Isso porque, geralmente ela servida com manteiga de garrafa e carne de sol, diferente do preparo em outras regiões.
9 – Tapioca
A tapioca é quase o básico de todo dia, feito com goma de mandioca hidratada e assada em uma frigideira. Pode ser recheado com queijo coalho, manteiga, coco ralado ou outros ingredientes, e é uma comida muito saborosa e versátil, que sem dúvidas agrada todos os paladares.
10 – Jerimum com carne de sol
O jerimum com carne de sol é a refeição mais charmosa de experimentar, é feita com abóbora cozida e servida com carne de sol desfiada e cebola dentro. É uma comida bem saborosa e muito apreciada por visitantes que amam um sabor diferenciado.
11 – Moqueca cearense
No Ceará também se encontra uma deliciosa moqueca, mas, não é exatamente igual o prato baiano. Nela tem carne de peixes, sururu ou arraias, além de vegetais bem cortados e temperados com um molho bem grosso e saboroso.
12 – Arroz com camarão
Frutos do mar combina muito com a culinária dessa região, por isso, além dos caldos e sopas, servir um arroz cremoso com alguma iguaria do mar também é algo comum nos restaurantes. Neste caso, o arroz é cozido com o camarão e um tempero suave, o diferencial é o acompanhamento de limão e paçoca para um sabor único.
13 – Caranguejada
Para quem está em busca de férias neste canto do nordeste, sem dúvidas vai conhecer a quinta do caranguejo. Comum na região por todos os restaurantes e praias, neste dia oficial, qualquer pessoa pode se deliciar com um caranguejo inteiro preparado em um caldo de tomate com leite de coco e verduras.
14 – Camarão no abacaxi
Essa é uma iguaria tradicional e clássica que deve ser apreciada sempre que passar pelas terras no Ceará. O prato é feito com camarões descascados e cozidos em molho de leite de coco e queijo, depois é gratinado em cima do abacaxi no forno.
15 – Polvo na manteiga
Como os frutos do mar são destaques da comida cearense, o polvo não poderia ficar de fora. O preparo é feito com o cozimento do molusco inteiro, depois é refogado na manteiga com alho e cebola. Além disso, para quem gosta dessas iguarias, lá o preço é bem mais acessível.
Essas são apenas algumas das variedades culinárias do Ceará, que por sinal é muito extensa. Portanto, não deixe de anotar quais pratos experimentar e torne seus passeios muito mais saborosos e diferentes.